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A MAIS RÁPIDA DO MUNDO

VELOCIDADE EM TERRA RECORD DE

ROMPENDO FRONTEIRAS: SÓ OS VALENTES

Triumph Land Speed record

 

 

Há um século, antes mesmo do Bluebird de Malcolm Campbell atingir 235,22 km/h e estabelecer o primeiro recorde de velocidade em terra em Pendine Sands, no ano de 1924, os pilotos Triumph já desafiavam os limites. As suas motos estavam na vanguarda das primeiras candidatas à mais rápida do mundo ao percorrerem o troço radical com 11,27 km das pistas de areia congelada no Sul de Gales… as Bonneville Salt Flats da Grã-Bretanha.

Avançando até aos anos do pós-guerra, em 1954, Jack Dale despiu-se ficando só em calção de banho, numa tentativa de deixar a sua Triumph Thunderbird ainda mais aerodinâmica nas Bonneville Salt Flats. 

Image Source: Mortons Archive

 

 

1954 Jack Dale wearing swimming trunks

 

 

1955 – O DIABO FOI A UTAH

Johnny Allen foi um pioneiro no sentido mais literal do termo. Um homem a quem o medo do desconhecido apenas servia de incentivo para atravessar os salares de Bonneville e atingir um terço da velocidade do som.

Em setembro de 1955, o piloto amarrou-se ao veículo fusiforme Devil’s Arrow Streamliner de 4,57 m de comprimento, para registar um recorde alucinante de 310,6 km/h na planície salar.

Quando alguns meses depois a equipa alemã NSU Motorenwerke superou a marca, a equipa Triumph voltou a Bonneville com uma nova incumbência e um novo nome e bateu o recorde de velocidade novamente, reconquistando o título da moto mais rápida do mundo.

 

Image Source: Mortons Archive

 

1956 Johnny Allen Texas Cee Gar

 

 

Com o sucesso com que nasceu aquele que havia sido o Texas Cee-Gar, um ano depois do primeiro registo de recorde mundial, Allen atingiu 345,04 km/h… uma marca que orgulhosamente ostentou durante seis anos enquanto os seus rivais fracassavam.

A icónica Triumph Bonneville, lançada em 1958, recebeu esse nome em homenagem à equipa Cee-Gar, cuja resistência tecnológica e humana serviria de inspiração para 38 motos da Triumph que viriam a bater recordes de velocidade nacionais pela AMA e quatro recordes mundiais pela FIM.

 

1962 – APERFEIÇOADA PARA O SUCESSO

A competição estava bem lançada com a chegada dos anos 60, uma década que representaria o desejo do homem ir mais longe e mais rápido.

Surgiram as viagens espaciais. O mecânico de aeronaves Joe Dudek associou o conceito de um avião-foguete X-15 a um motor Bonneville T120 de cilindrada aumentada para, em Utah, elevar a marca.

No começo, o piloto Bill Johnson utilizou a máquina de Dudek para bater o recorde de propulsão a gasolina de 329,92 km/h, mas a ousada dupla de aventureiros teve a ideia de drenar o combustível da moto, alteraram os injectores dos carburadores e abasteceram-na com nitrometano.

O resultado foi um novo recorde mundial de velocidade em moto, de 361,41 km/h, confirmado pelo árbitro da AMA Bus Schuller (ele era, por coincidência, o proprietário da Thunderbird pilotada pelo aventureiro de calção de banho Jack Dale). O "streamliner" de Dudek foi destruído numa explosão em 1974, mas o seu recorde na categoria Streamliner, Estrutura Alterada e Combustível só foi batido em 1992.

 

 

UNITED STATES - AUGUST 29: Bonneville Speed Trials - 1966. The pit area where Bert Munro and his streamlined Indian Scout can be seen in the foreground and the Alex Tremulis-designed Detroit Triumph Gyrnonaut X-1 in the background showcase the juxaposition of old and new technologies found at Bonneville. (Photo by Eric Rickman/The Enthusiast Network/Getty Images)

1966 – SEM LUGAR PARA SE ESCONDER

O recorde anterior foi batido em quase 20%, em 1966 por Bob Leppan, com apoio essencial do revolucionário em aerodinâmica Alex Tremulis. Com o seu Gyronaut X-1, Leppan atingiu uns incríveis 394,29 km/h.

Image Source: Getty Images

BOB LEPPAN

“Para fazer isto, não se pode ser uma pessoa normal,” disse o melhor vendedor americano da Triumph Leppan ao olhar para a faixa branca de 17,7 km de extensão.

“Se não está preparado para dar tudo de si, não deve fazer isto. Tem de se estar total e integralmente focado.

“Quando as coisas estão correctas,” lembra Leppan, “é uma óptima experiência, mas quando as coisas não vão bem, é absolutamente assustador. Na minha segunda tentativa, pensei: "se pensar em desastre, vou ter mesmo um desastre. É exactamente assim!’ É claro que há medo, mas temos de conseguir ultrapassá-lo.”

 

Image Source: gyronautx1.com

ALEX TREMULIS

Filho de emigrantes gregos e engenheiro brilhante, com experiência em diversos fabricantes de veículos, Tremulis era um visionário. 

Na Ford projectou o automóvel "que acreditava que estaríamos a conduzir no ano 2000" e durante um período na Força Aérea, desenhou as primeiras imagens imaginárias sobre aeronaves em forma de disco voador, que ele achava que os alienígenas usariam para visitar a terra. Esse era o tipo de visão que Leppan precisava.

Tremulis trouxe novas e revolucionárias concepções, inclusive uma nova carenagem, um quadro em aço ao crómio-molibdénio, mecanismo de travagem activo, uma barra de segurança, sistema extintor de incêndio e pneus Goodyear 250 mph+, tudo para melhorar as hipóteses de sucesso - e de sobrevivência.

 

Image Source: gyronautx1.com

 

 

A FAZER HISTÓRIA

Em 2014, um novo projecto arrancou para imortalizar a Triumph como o único construtor de motos a ter batido 5 vezes o recorde em moto de velocidade em terra.

Com um novíssimo modelo fusiforme revestido a fibra de carbono, acionado por um motor foguete bicilíndrico de 1.014 CV, uma equipa exclusiva de engenheiros totalmente dedicados e dois dos mais audaciosos pilotos do mundo, defrontámos os lendários salares Bonneville e batemo-nos contra os elementos para conquistarmos o derradeiro prémio dos desportos motorizados.

 

Triumph Bonneville salts sign
Landspeed Guy Martin

CASTROL ROCKET III

 

O vencedor da Daytona 200, Jason Di Salvo, estava alinhado para pilotar a Triumph Castrol Rocket III depois do novo recorde de 2010, de 605,11 km/h – 400 mph (643,74 km/h) seria o número mágico – mas a Mãe Natureza não queria envolver-se em nada disso. 

Di Salvo lembrou: “Depois de passar um tempo correndo a alta velocidade no salar fica-se insensível à velocidade. O mais interessante é quando se retoma o automóvel alugado para regressar ao hotel e se percebe que se circula a 160 km/h.”

Triumph land speed image

ROCKET - UM FOGUETE PARA O FUTURO

A busca da Triumph para ultrapassar a barreira das 400 mph/643,74 km/h continua muito viva e o piloto do Tourist Trophy, Guy Martin, foi o mais recente aventureiro responsável, em 2016 e 2017.

Novamente as condições no salar conspiraram contra a tentativa do Triumph Infor Rocket Streamliner, com a pista inundada, frustrando qualquer hipótese de utilização de dois motores Rocket III com turbocompressor e abastecidos com metanol.

E o futuro? Esteja atento a este espaço.