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THRUXTON RS

MOTOR E DESEMPENHO

Como foi desenvolvido o novo motor mais potente de 1200 cc da Thruxton para proporcionar um avanço importante em termos de desempenho.

Action shot of rider accelerating through scenic mountainous roads on the new Triumph Thruxton RS

MOTOR

Fazendo jus às exigências do respectivo nome de cafe racing lendário, é um verdadeiro padrão moderno de desempenho. É por esta razão que a nova Thruxton RS apresenta um motor bicilíndrico melhorado de 1200 cc, em conformidade com a norma Euro 5, com reformulações significativas que resultam em 8 PS de potência adicional, binário máximo a um regime de rotação mais baixo além de um temperamento Thruxton fantástico e uma sonoridade incrível de uma bicilíndrica Britânica.

Foram conseguidos aumentos de potência em todos os regimes de rotação através de melhoramentos significativos do motor que incluem pistões de alta compressão, canais de admissão e perfil dos cames revistos e um sistema secundário de admissão de ar. Há também poupanças em peso através da introdução de novos componentes que incluem uma cambota de baixa inércia, embraiagem, veios de equilíbrio, alternador com ímanes de terras-raras, tampa das válvulas em magnésio e tampas do motor de paredes finas.

Em conjunto, proporcionam um aumento significativo de desempenho com um adicional de potência máxima de 8 PS comparado com o respectivo modelo precedente, com 105 PS @ 7.500 rpm, níveis de potência mais elevados a baixa rotação e ao longo de toda a gama de rotações. Adicionalmente ao melhoramento de desempenho, o binário máximo de 112 Nm da Thruxton RS é agora entregue a uma rotação que é 700 rpm mais baixa na gama de rotações.

Este novo motor tem maior capacidade de resposta com mais raça e, mantendo o que se espera de uma Thruxton, tem a sonoridade empolgante de um motor bicilíndrico Britânico.  As melhorias conseguidas no motor contribuem para uma redução de 20% em termos de inércia, o que resulta em rotação intensa durante mais tempo, com um "red line" que é 500 rpm mais elevado do que o da Thruxton R.

Quanto à sonoridade, um novo escape com silenciadores desportivos do tipo megafone cónico invertido proporcionam um som cheio e cavo de um motor bicilíndrico Britânico, que faz jus ao nome lendário desta moto.

CARACTERÍSTICAS

Uma combinação de características topo de gama acrescentam uma dimensão adicional ao andamento desta nova Thruxton, para justificar a insígnia RS, disponibilizando desempenho moderno de ponta que resulta de equipamentos com características técnicas mais elevadas e tecnologia mais sofisticada, conjuntamente com funcionalidades que melhoram a condução, que incluem o acelerador electrónico, consumos melhorados, um primeiro intervalo de manutenção programada aos 16.000 km e um sistema de conversor catalítico oculto que proporciona emissões mais baixas do que o exigido pela norma Euro 5.

 
Close-up shot of Triumph Thruxton RS's beautiful engine

Uma outra característica focada no condutor é a embraiagem variável assistida da RS, a qual é optimizada para reduzir o esforço do condutor sobre a manete da embraiagem. Isto proporciona mais conforto durante as viagens longas e no funcionamento pára-arranca nos trajectos urbanos, reduzindo também a volumetria da embraiagem que ajuda à diminuição da largura do motor.

 
Rider on the new Triumph Thruxton RS on city streets

 

NOVA CONCEPÇÃO EURO 5

Após quase quatro anos de desenvolvimento, as melhorias do motor que foram conseguidas nesta nova Thruxton RS resultaram em aumento de potência e capacidade de resposta e, no seu conjunto, estas reformulações melhoraram realmente o temperamento desportivo desta moto.  O andamento estilo cafe racer é, claramente, uma grande parte da vivência Thruxton, mas que modificações foram feitas e que diferença na condução pode esperar desta nova moto melhorada?

Um dos melhoramentos técnicos principais feitos à nova Thruxton RS é a redução da inércia do motor, a qual melhorou e suavizou a entrega de potência para que possa sentir mais resposta de forma genuína durante a aceleração, mesmo nos regimes médios de rotação. Esta resposta melhorada e potência mais elevada foram conseguidas principalmente pelo desenvolvimento de uma cambota nova mais curta e uma tampa em magnésio menos espessa do veio de excêntricos. Esta combinação com redução de peso de 6 kg e componentes de características técnicas mais elevadas, contribuem para a fantástica experiência de condução da nova Thruxton RS.

Para apoiar a estilo elegante da Thruxton, uma parte significativa do processo de concepção teve em conta a estética específica desta moto.  A abordagem da Triumph à concepção de motos com engenharia integrada, garante que o que pode visualizar é bonito, enquanto os componentes essenciais tais como cabos, bombas, tubos flexíveis e componentes de tecnologia moderna, são todos ocultados para tornar o visual da moto tão atraente como empolgante de conduzir.

Um exemplo claro é o sistema de escape o qual se comporta em conformidade com a nova norma Euro 5.  A Thruxton tem um intervalo de ignição de 270o que produz essa sonoridade característica do motor de dois cilindros paralelos e o sistema de escape, que debita esta sonoridade empolgante, apresenta um sistema de conversor catalítico sofisticadamente concebido, posicionado discretamente atrás do tubo de escape de parede simples de encastre elegante.

Refinamentos como estes são complexos e difíceis de conseguir, mas são indicativos da notável atenção que a Triumph dedica aos pormenores e do nosso compromisso obsessivo em chegar à condução perfeita.  

 

 

 

A NOVA THRUXTON RS

A lenda continua a evoluir.

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