Skip to main content

AS NOSSAS MOTOS

A FAMÍLIA BONNEVILLE

Triumph Motorcycles Classic bikes in warehouse

Bonneville T120

A DERRADEIRA MODERN CLASSIC

Possivelmente o mais famoso nome do motociclismo, o último projecto de Edward Turner para a Triumph em 1958 tornou-se a sua obra-prima. Foi a Bonneville T120. Apresentando um desempenho fantástico e proporções perfeitas, é considerada por muitos a British Classic absoluta.

O nome remete ao recorde de velocidade em terra de 344,4 km/h, conseguido em 1956 pela Triumph. Inspirou toda uma geração de jovens cafe racers e construiu uma reputação lendária baseada na acção. Levou John Hartle à vitória no Tourist Trophy da Ilha de Man e bateu recordes em 1969, quando Malcolm Uphill pilotou a sua Bonnie a uma velocidade média superior a 160 km/h.

 

 

Triumph Bonneville T120 Competition Green and Fusion White city shot

Lançada em 2006, a Bonneville T100 abriu o caminho para que o icónico nome T120 regressasse à gama Triumph em 2016, com um novíssimo e poderoso motor bicilíndrico britânico de 1200 cc. A nova Bonneville T120 estava mais bonita, potente e hábil do que nunca e era uma homenagem ao modelo equivalente de 1958. A impressionante atenção dada aos pormenores, apontamentos em aço escovado e cromados, fizeram da T120 moderna um modelo de cortar a respiração.

Ao fazer regressar os traços de estilo do modelo original de 1958 e ao não ter medo de combiná-los com tecnologias de ponta e capacidades de condução modernas, a T120 leva o icónico nome ao século XXI com todo o estilo. É uma das mais reverenciadas Bonnies e continua na frente de tudo o que a Triumph representa: produção artesanal, qualidade, desempenho, pormenores e personalidade autêntica.

Vintage Triumph Bonneville T120

BONNEVILLE T100

UMA MOTO GENUÍNA PARA TODOS

A British Classic T100 foi lançada em 2002, fazendo regressar à Triumph a icónica Bonneville, com uma custom plena de estilo, moderna e de comportamento fácil, considerada uma moto generalista fantástica. Com um sem número de seguidores apaixonados e orgulhosos proprietários, a T100 desempenhou um papel fundamental no surgimento da cena custom moderna.

A primeira Bonneville a apresentar injecção de combustível e arrefecimento a líquido, a T100 levou a clássica Bonnie alimentada por carburadores à era moderna. Novamente reformulada em 2017, com diversas características tecnológicas de ponta e ciclística totalmente revista construída para um comportamento inspirador de confiança, os modelos Bonneville T100 e T100 Black de 900 cc são os mais acessíveis e avançados alguma vez produzidos.

 

 

Image of Triumph Bonneville T100 in orange and white colour variant, parked in urban setting.

Começando em 2002 com um motor de 790 cc, o mesmo foi modernizado, chegando, primeiramente, a 865 cc com cambota de 360 graus, e agora na última versão, de 900 cc, trazendo o ronco inconfundível do motor bicilíndrico britânico. Concebido especificamente para entregar binário a baixas e médias rotações, é um motor com personalidade autêntica, perfeito para a condução urbana, em caminhos sinuosos e para ir muito mais além.

Bonneville T100 Riding through town

Em 2016, com a apresentação dos modelos Bonneville T120 Black e T100 Black, mais temperamentais e escurecidos, o espírito Bonnie original de individualismo e estilo voltou.

scrambler

THE BIKE THAT KICKED OFF A WHOLE NEW STYLE

 

Para muitas pessoas, a simples menção da palavra "scrambler" evoca a imagem icónica de Steve McQueen na sua Bonneville de 650 cc. Tirando partido dessa linhagem e baseando-se no modelo Trophy TR6 dos anos 60, a Triumph apresentou a Scrambler de produção moderna em 2006. 

Uma das configurações mais procuradas, a Triumph Scrambler tornou-se o padrão de referência para todas as outras. Famosa graças à aventura amazónica de David Beckham e de empresas de personalização em todo o mundo, a Scrambler moderna é uma moto extremamente popular. 

 

Triumph Street Scrambler on beach action shot

Depois da estrada, um dos primeiros locais onde os motociclistas levavam as suas motos Bonneville eram os trilhos de terra batida. Apresentando uma relação peso/potência impressionante, tornou-se a moto ideal para a prática do "scramble". Um dos primeiros fãs foi Steve McQueen, que gostava muito de participar em corridas com a sua Bonneville TT Special de 650 cc

Image Source: Steve McQueen Estate
Steve McQueen pushing an iconic Triumph Motorcycle

A Scrambler actual foi lançada em 2006 e desde então desfruta de grande sucesso tanto nas vendas como no cinema e na TV, incluindo Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros em 2015 e um episódio da série Doctor Who em 2013.

THRUXTON

A CAFE RACER CLÁSSICA MODERNA

A primeira Thruxton era uma T120 modificada para competição e foi lançada em 1964 (com apenas 49 unidades disponíveis). Em vez de colocá-las à venda de uma forma geral, os concessionários optavam por propô-las a conhecidos pilotos de corrida locais. Do Tourist Trophy da Ilha de Man à Thruxton 500, esses pilotos transformaram a mais rápida na ainda mais veloz. . 

Com relançamentos em 2004 e 2016, as Thruxtons são as "cafe racers" clássicas mais modernas. 

 

 

Static Triumph Thruxton R on paddock stand in garage setting

 

Dizem que desde o surgimento dos veículos de duas rodas, houve sempre alguém a competir com eles. A Bonneville, sendo a moto mais veloz da época, era a opção preferida para o Tourist Trophy da Ilha de Man e para a prova Thruxton 500 [link out to Isle of Man TT article in racing section]. Realizada no circuito de Thruxton, a prova de resistência Thruxton de 500 milhas proporcionou a oportunidade perfeita para os fabricantes britânicos ensaiarem as suas máquinas. A Triumph teve um grande sucesso nas corridas, inclusive quando conquistou os três primeiros lugares, em 1969.

 

 

Nos anos 60 a Triumph lançou uma edição limitada da Thruxton Bonneville, dando início à cultura "cafe racer". 

Image Source: Mortons Arhive

Retro Triumph riding shot

Nos anos 60 a Triumph lançou uma edição limitada da Thruxton Bonneville, dando início à cultura "cafe racer". 

Triumph Thruxon Riding Shot

BOBBER

A "CUSTOM" ORIGINAL

Poucas são as motos que foram lançadas com a mesma agitação e entusiasmo do que foi a Bobber. Era a moto que todos sonhavam. Em 2016, quando foi lançada, tornou-se a Triumph mais rapidamente vendida da história. 

As origens, no entanto, remontam a um passado com mais de 60 anos. O estilo distinto recorre à tradição "bobbing" do pós-guerra americano e ajudou a tornar a Bobber num ícone moderno.

 

 

Red and White Triumph Bonneville Bobber static shot

Anos antes do lançamento da primeira Bobber da Triumph, os motociclistas já praticavam bobbing nas respectivas Triumph. Nos anos 40, muitos militares americanos tinham aprendido mecânica automóvel em veículos militares e. ao regressar a casa, passaram a aplicar esses conhecimentos nas suas motos. 

Image Source: Unknown

Retro image of lady on a old Triumph Motorcycle

Durante os anos restantes do século XX, a Triumph tornou-se o pilar da comunidade de personalização que queria despojar as respectivas motos e transformá-las em "bobbers". Até mesmo durante a moda das "chopper" nos anos 70, era possível encontrar ainda nas estradas motos Bobber mais orientadas para o desempenho. 

Triumph Bonneville Bobber infront of black shutter

O visual de guiador rebaixado com assento único regressou em força no final da década de 2000. Avançando rapidamente para os dias de hoje, encontramos com certeza motos tipo "bobber" em todos as exposições de motociclos. De todas as principais marcas de motos, a Triumph foi a primeira a propor uma Bobber de fábrica, dando aos clientes uma Bobber genuína, com muitas opções de personalização, para aqueles que não queriam desmembrar as suas próprias motos. 

SPEEDMASTER

A AUTÊNTICA "CUSTOM" BRITÂNICA

Uma verdadeira Brit com personalidade americana. A Speedmaster reflecte a grandiosa tradição "Cruiser" dos EUA e dos "ateliers" de personalização, que criam motos Triumph exclusivas deste os anos 50. 

A Speedmaster 2018 foi inserida na família Bonneville e é baseada na Bobber, mas com um estilo de condução mais relaxado. E tem espaço para dois ocupantes. 

 

 

Triumph Bonneville Speedmaster near river USA

A primeira Speedmaster de 790 cc com motor bicilíndrico foi lançada em 2002. O design recorda a moto de viagem Bonneville America e a Triumph tem investido continuamente em actualizações e melhoramentos, apresentando o motor de 865 cc em 2005 e a injecção de combustível em 2008.

Actualmente, partilhando as suas raízes com a Bobber, a Speedmaster moderna é claramente uma estradista, sem perder a capacidade de manobra e o desempenho vigoroso. A Speedmaster celebra a mistura da cultura de motociclismo britânica e americana, que surgiu nos anos 50: a engenharia britânica com um toque saudável do estilo automóvel americano da época. 

Triumph Speedmaster in the foreground showing tank and handlebars, sunset and couple in the background

MODERN CLASSICS

MOTOS QUE MERECEM ELOGIOS

Hoje, a linha de Modern Classics é a mais diversificada da história. Mas cada uma partilha da mesma qualidade no desempenho, construção, design e produção artesanal.

A linha foi lançada em 2001 em simultâneo com a nova Bonneville. A Triumph baseou-se no estilo da Bonneville original e actualizou a tecnologia e engenharia, para criar uma moto moderna e bonita, com personalidade autêntica. 

 

Triumph Modern Classic motorcycle group shot including the Bonneville Bobber and Thruxton

Tão potente e famosa quanto a própria Triumph, o nome Bonneville agora engloba uma gama completa. Hoje em dia, os dois modelos que aderem ao formato Bonnie clássico são a T100 e a T120.

Two  Triumph Bonnevilles in urban setting

A T100 é inspirada directamente na Bonneville original de 1959, com um potente motor de 900 cc e com componentes electrónicos modernos. O modelo a seguir na gama, a T120, partilha a mesma base clássica, mas com um motor mais potente de 1200 cc. Com um design tão próximo dos primeiros modelos, ao vulgar cidadão essas motos poderiam parecer que saíram da fábrica no início dos 60.

Triumph Bonneville T120 Jet black in front of garage

A linha Modern Classics inclui actualmente os seguintes modelos:

  • Bonneville Bobber
  • Bonneville Speedmaster
  • Bonneville T100 
  • Bonneville T120 
  • Scrambler
  • Street Cup
  • Street Scrambler
  • Street Twin
  • Thruxton
     



MODERN CLASSIC RANGE

ÍCONES BRITÂNICOS A LIDERAREM O MUNDO

DESCOBRIR MAIS