Skip to main content

A ARTE DOS CROMADOS

Triumph Scrambler 1200 XE Chrome Tank
Inspiração Triumph Motorcycles 29th nov 2022

A Colecção Chrome da Triumph foi criada para adicionar um novo, bonito e exclusivo alinhamento às nossas gamas Bonneville e Rocket, de forma a melhorar os respetivos estilos lendários e aumentar a reputação da Triumph como líder na categoria em qualidade e acabamentos.

Uma característica de concepção espantosa, a cromagem teve um papel significativo na história icónica da Triumph, desde a original Speed Twin de 1937 com complexos pormenores cromados aplicados no depósito de combustível, às Triton Café Racers dos anos 60, com os depósitos em metal polido, até ao nascimento da moderna geração custom classic.

Para esta nova gama de edição limitada, cada um dos novos depósitos de combustível da Colecção Chrome foram desenvolvidos para serem acabados manualmente de forma irrepreensível nas instalações de cromagem de última geração da Triumph, onde uma equipa de especialistas aperfeiçoaram o processo durante muitos anos e onde foram produzidas mais de um milhão de peças cromadas. Esta nova instalação foi recentemente descrita por um consultor especializado independente como estando ao nível de um “padrão de joalharia”.

 

 

Triumph Truxton RS Chrome Edition Tank

 

Cada um dos depósitos integralmente cromados da Colecção Chrome, os quais são apresentados na Bonneville T120, Scrambler 1200, Bobber, Speedmaster, na café racer Thruxton e em ambas as Rocket 3, representam um nível de mestria artesanal, polimento e acabamento que no total acrescentam mais de 5 horas de trabalho adicional, em comparação com um depósito normal pintado. 

O polimento é absolutamente chave na qualidade e acabamento dos cromados, onde seria visível qualquer marca ou imperfeição, por menor que fosse, caso não tivesse sido correctamente feito. Enquanto num depósito normal o fabrico contempla cerca de 20 minutos dedicados ao polimento antes da fase de pintura, nos depósitos da Edição Chrome há até 3 horas de polimento, o qual é executado manualmente na nova oficina de polimento da Triumph por uma equipa dedicada de artesãos, masculinos e femininos, altamente especializados.

Em si, a fase de cromagem é executada depósito a depósito, demorando esta cerca de uma hora e 40 minutos até completar todo o processo. Isto inclui a limpeza e lavagem ultrassónicas, a aplicação de uma camada base de niquelagem muito resistente e a aplicação final da camada cromada decorativa. Tudo incorporado num processo único contínuo, numa linha de cromagem de última geração. Segue-se um meticuloso processo de inspecção e após isso o depósito é então passado para a equipa de pintura da Triumph.

 

 

 

No processo de pintura, a primeira fase é a aplicação manual de uma máscara usando guias em resina dura, desenvolvida para o efeito, que seguem a forma do depósito. É um trabalho altamente especializado ao seguir o evoluir da forma da máscara, podendo demorar 7 vezes mais tempo do que a aplicação de uma máscara num depósito normal. É aplicado em seguida um primário especializado, desenvolvido para criar o nível correcto de aderência do cromado à superfície. O depósito é novamente inspecionado antes de passar à fase final da de pintura, onde a cor é aplicada manualmente por pulverização, na oficina de pintura de classe mundial da Triumph. A etapa final começa com a remoção da máscara e nova inspecção, seguida por nova fase de polimento que apura o acabamento entre as partes cromadas e pintadas e depois a inspecção final, antes de receber a aprovação para ser montado numa moto.

Com a aplicação de elementos metálicos, que podemos ver na Speed Twin 900, na Scrambler 900 e na Bonneville T100, este é um processo exclusivo que a equipa da Triumph desenvolveu nos últimos 5 anos, utilizando a uma inovação em grafismos de filetagem metálica. Especialmente produzido no Japão, este material para componentes cromados requer uma aptidão de nível avançado para manipulá-lo e aplicá-lo sem causar danos, havendo apenas 2 membros altamente especializados da equipa Triumph, em todo o mundo, que são capazes de o executar. Assim que os elementos metálicos tiverem sido aplicados no depósito que foi polido, pintado e inspeccionado, uma camada protectora muito fina de verniz transparente é então adicionada, produzindo uma superfície irrepreensível, pronta para o polimento e inspecção finais. 

Disponíveis durante apenas um ano, estas motos da Edição Chrome representam uma nova e espantosa adição às gamas das icónicas Bonneville e Rocket da Triumph.

 

 

CHROME COLLECTION

Esta simplesmente espantosa colecção de dez motos Triumph da icónica edição cromada é uma celebração do estilo e da tradição da mestria artesanal da marca.

Triumph Thruxton RS Chrome Edition
Explorar referências dos artigos