TRIUMPH ORIGINALS | A ZEUS CUSTOM
TAILÂNDIA

O percurso de Moo na personalização começou com uma única moto: o modelo clássico de que era proprietário. Depois de a transformar para refletir o seu estilo pessoal, partilhou-a nas redes sociais e, rapidamente, todos os seus amigos motociclistas queriam que ele também personalizasse as suas motos. A procura era elevada. Portanto, em 2014, conseguiu um espaço maior, despediu-se do seu emprego e estabeleceu oficialmente a The Zeus Custom. Nunca mais olhou para trás.
A sua abordagem é muito ponderada, começando com uma análise das características fundamentais de cada moto para identificar aquelas que permitem o estilo de personalização da Zeus. Moo é um apaixonado por ir além do design convencional e das expetativas dos clientes, preservando, em simultâneo, a identidade e integridade da moto e da marca.
“A Triumph, principalmente a gama Bonneville, tem uma história lendária e um design de motor que nunca sai de moda.”
Como é que entrou no mundo das motos personalizadas?
Costumava conduzir motos até ter um acidente que quase me fez desistir. Depois de recuperar, ainda sentia uma grande paixão por motos e sempre que cheirava a gasolina, queria conduzi-las novamente, mas ainda me sentia hesitante. Então, um dia, vi uma clássica e fiquei imediatamente fascinado. Comprei uma e modifiquei-a de acordo com o meu estilo. Partilhei as fotografias nas redes sociais e, pouco tempo depois, os meus amigos estavam a pedir-me para também personalizar as motos deles. O que começou com uma moto, transformou-se em duas, depois em quatro e depois em mais seis. À medida que a procura aumentava, apercebi-me de que o meu local de trabalho era demasiado pequeno e mudei-me para um espaço maior e também me despedi para fazer personalizações profissionalmente.
Há quanto tempo personaliza motos da Triumph?
A primeira Triumph que personalizei foi em 2015. Era uma Bonneville SE da Triumph, o último modelo com refrigeração de ar disponível na Tailândia antes da transição para a refrigeração por líquido. Combinei o estilo de uma “tracker” e de uma “scrambler”, acrescentei jantes personalizadas, pneus de lama e um depósito de combustível de metal em bruto, mas sem elevar o sistema de escape. Tinha um visual robusto, mas não excessivamente intimidante, com trabalhos em pele feitos à mão. Este estilo tornou-se característico da Zeus: robusto, mas não demasiado intimidante, para complementar uma vasta variedade de estilos de condutores.
Qual é o apelo da personalização das motos da Triumph, principalmente a gama Bonneville?
A Triumph, principalmente a gama Bonneville, tem uma história lendária e um design de motor que nunca sai de moda. Quando efetuo a personalização, dou sempre prioridade ao aspeto do motor em detrimento de tudo o resto. A estrutura do quadro da Bonneville permite estilos de personalização muito diversificados – “scrambler”, “tracker” ou até “bobber”. É uma plataforma com uma criatividade infinita.
Na sua opinião, o que torna as plataformas Bonneville uma excelente plataforma para a personalização?
O quadro da Bonneville suporta muitos estilos de personalização, sem que muitas vezes seja preciso cortá-lo. E o design do motor é um clássico tão intemporal que facilita a personalização.
Tem um modelo Bonneville favorito para trabalhar? Caso tenha, porquê?
Adoro a Bonneville T100 porque é uma moto linda que pode ser personalizada em tantos estilos diferentes – “brat”, “tracker” ou qualquer outro estilo. A nova Speed Twin também é um modelo interessante, com um depósito de combustível elegante e um braço oscilante bem concebido que lhe confere uma postura mais agressiva.
Como descreveria a sua abordagem à personalização de motos?
Antes de começar, analiso a base da moto: aquilo que o fabricante fornece e os aspetos que suportam o estilo de personalização da Zeus. Depois, começo a incorporar os elementos característicos da Zeus, incluindo peças de pele feitas à mão e uma estética vintage. O mais importante é que todas as motos personalizadas têm de continuar totalmente funcionais e poderem ser conduzidas.
Se pudesse construir uma moto personalizada para qualquer pessoa, quem seria e porquê?
Um dos projetos mais desafiantes e significativos para mim foi o pedido de um cliente britânico que tinha sofrido um acidente que o tinha deixado incapaz de usar as pernas. Ainda assim, ele continuava a sonhar conduzir motos. Perguntou-me: “Pode tornar isto uma realidade?” Criei uma moto “sidecar” especial, transferindo todas as funções de controlo – travões, caixa de velocidades, entre outros – completamente para o guiador. Também tive de instalar um sistema de marcha-atrás. Este projeto ilustra a minha crença de que a personalização não se resume à moto – o condutor é que é importante.
Há alguma regra de ouro que siga sempre quando constrói uma moto personalizada e existe alguma outra que goste de quebrar?
Tenho uma regra de ouro que é impossível quebrar: cada moto da Zeus tem de ser única e não pode haver duas iguais. A regra que eu gosto de quebrar? Por vezes, vou além do pedido inicial do cliente para criar algo ainda mais espetacular.
Explore Os Clássicos Modernos