Skip to main content

INFORMAÇÕES SOBRE OS JURADOS

Triumph Originals competition Judges

 

Acerca dos jurados

Oito equipas da Triumph do Reino Unido, EUA, Canadá, México, Brasil, França, Itália e Tailândia colaboraram com um construtor de personalizações selecionado localmente para desenvolver uma interpretação única da influência da cultura britânica, utilizando um modelo Bonneville à sua escolha como base.

Um painel de jurados especialistas, recrutado com base no seu conhecimento sobre o design de motos e a mestria artesanal das personalizações, foi escolhido para analisar e avaliar as participações Triumph Originals de 2025.

As participações serão avaliadas relativamente a quatro critérios: estilo icónico, originalidade britânica, mestria artesanal e criatividade, e inovação.

 

Triumph Originals Sketching

 

Estilo icónico

Quique Berna, Co-fundador e Diretor Criativo na Tamarit Motorcycles, Espanha

A Tamarit Motorcycles é uma das marcas mais reconhecidas a nível internacional no mundo das motos personalizadas. Desde o seu início em 2011, Quique Berna tem sido uma figura central no crescimento da Tamarit, atraindo clientes em mais de 25 países com uma missão clara: criar motos únicas para pessoas únicas. Sendo um apaixonado pela estética clássica, Quique lidera a equipa de design e supervisiona pessoalmente todos os detalhes das personalizações, trabalhando exclusivamente com motos Triumph.

A sua abordagem combina criatividade e uma profunda admiração pela história do motociclismo britânico, a qual se reflete em motos únicas e exclusivas que respeitam a essência da marca Triumph, ao mesmo tempo que possuem a assinatura inconfundível da Tamarit. Quique destaca-se não só pelo seu talento como designer, mas também pela sua visão empresarial e pela sua capacidade de oferecer propostas personalizadas que transformam cada moto num projeto verdadeiramente exclusivo e emocional. Quique Berna é a mente brilhante por detrás das motos mais icónicas da Tamarit, como a Black Dragon, a Gullwing e a Gullwing X.

Quique irá apreciar a estética da moto e qual o seu aspeto geral como peça de design terminada. Irá determinar qual das personalizações tem mais estilo e é mais icónica.

 

 

Originalidade britânica

Ricardo Pessoa, Fundador e Diretor Criativo, Coolnvintage, Portugal

Ricardo Pessoa é o fundador da Coolnvintage, um atelier com sede em Lisboa conhecido por transformar Land Rovers clássicos em peças de arte funcionais, definidas pela mestria artesanal e pelo design intemporal. Motivado por uma paixão antiga pela Land Rover, Ricardo foi inicialmente inspirado pelo apelo simples, verdadeiro, utilitário e intemporal do Series 3.

Enquanto empreendedor e fotógrafo premiado, Ricardo é conhecido pela sua abordagem diferenciadora ao restauro de automóveis “vintage” e à narrativa visual. Para além do atelier, o trabalho do Ricardo estende-se às campanhas de moda, fotografia de viagem e projetos editoriais. É coautor do livro 365, 10 Anos e Portugal, tendo servido como diretor criativo da colaboração Hot Wheels x Mattel, consolidando ainda mais a sua influência no mundo automóvel e do design.

A dedicação incansável ao restauro, melhorando e celebrando o icónico, clássico e britânico Land Rover, torna-o o jurado ideal para apreciar a originalidade britânica. Irá decidir se cada personalização reflete o tema “Icon of British Originality” de forma moderna, avaliando a interpretação de cada equipa ao pedido de design.

 

Triumph Originals competition Judges

 

Mestria artesanal

Kengo Kimura, Fundador da Heiwa Motorcycle, Japão

Kengo Kimura abriu a Heiwa Motorcycle em Naka-ku, Hiroshima, em abril de 2005, tendo mudado mais tarde para a sua localização atual em Ashina, Hatsukaichi. Vencedor de vários prémios, Kimura-san foi distinguido com o Best In Show no Hot Rod Custom Show em 2016 e 2017 e recebeu o Best Motorcycle na Europa pela sua Triumph Three Arrows em 2021. É altamente respeitado em todo o mundo pela mestria artesanal das suas personalizações, nas quais se incluem a Trapee, Parrot Star, Chillmussel e Sevenstar7 inspiradas na Bonneville.

É muito solicitado pelos meios de comunicação mundiais para entrevistas e para participar em eventos, tendo aparecido recentemente como modelo no catálogo da Rimowa, um fabricante de malas mundialmente conhecido, na qualidade de um dos principais artistas japoneses. Com o espírito competitivo e a excelente sensibilidade que desenvolveu como super-desportista durante os seus tempos de estudante, dedica-se totalmente à construção de motos.

Kengu Kimura decidirá se cada personalização está ao nível da reputação da Triumph no que diz respeito à qualidade excecional das personalizações e da mestria artesanal, avaliando a qualidade e a montagem final da personalização.

 

Triumph Originals competition Judges

 

Criatividade e inovação

Steve Sargent, Chief Product Officer, Triumph Motorcycles

Com responsabilidade geral pelo design, estilo e desenvolvimento da gama de motos da Triumph, Steve Sargent tem uma excelente perceção da forma como a criatividade e a inovação podem fomentar a sensação e o apelo de uma moto. A sua paixão por todos os estilos de motos, a satisfação em todos os estilos de condução e a convicção de que todas as motos merecem ser as melhores possível, ajudou a moldar e a fazer crescer a gama ao longo das últimas três décadas.

A carreira de Steve na Triumph Motorcycles levou-o à Ásia, onde esteve à frente da construção da primeira fábrica da Triumph na Tailândia, e à Índia, onde foi pioneiro na entrada da Triumph no segmento de 400 cc em parceria com a Bajaj. Tendo viajado por todo o mundo para criar a Triumph Racing, Steve foi fundamental na parceria do Moto2 e na entrada da Triumph nos mercados de motocross e enduro pela primeira vez, tudo impulsionado por uma dedicação total à inovação e a desafiar os limites da engenharia e do design.

Steve Sargent irá selecionar as personalizações que, na sua opinião, são verdadeiramente únicas, mostrando um design e características de construção originais e inovadoras. O seu foco incidirá sobre a criatividade técnica da personalização e apreciará a forma como cada equipa atingiu o equilíbrio entre arte e engenharia.

 

Triumph Originals competition Judges