Skip to main content

TRIDENT: A LENDÁRIA TRIUMPH DE TRÊS CILINDROS

1974 Triumph Trident

A Triumph Trident original estabeleceu um novo padrão de desempenho quando foi apresentada em 1968, e o nome foi reintroduzido posteriormente na gama da Triumph, em 1990, no renascimento da marca em Hinckley.

Projetada por Bert Hopwood e Doug Hele, a trident iniciou uma geração de motos Triumph com motor tricilíndrico, que ainda hoje continua com a nova geração Tiger 900, Tiger 1200, Speed & e Street triple.

Lançada em 1969, sob duas marcas e nomes diferentes do grupo bsa, que detinha as marcas triumph e bsa, a Triumph Trident e a BSA Rocket 3 eram motos muito similares, ambas recorrendo ao tricilíndrico rico em binário e obtiveram grande sucesso desportivo, tanto na europa como nos estados unidos, nos anos 1970. A mais famosa dessas motos para os fãs da marca foi a lendária ‘slippery Sam’, que venceu cinco corridas de produção consecutivas no tt da Ilha de Man entre 1970 e 1975.

 

 

PETER HATFIELD, FÃ DA TRIUMPH E COLECCIONADOR, PROPRIETÁRIO DA DESLUMBRANTE TRIUMPH TRIDENT DE 1974 QUE AQUI VEMOS DIZ-NOS O FAZ DELA UMA MOTO TÃO ESPECIAL.

 

 

"Já com uma Bonneville T120R de 1968 na garagem, e nenhum projecto para o inverno de 2015-16, a comichão que a Trident me estava a fazer tinha de ser saciada - tive uma em tempos. Comecei a olhar para o mercado para onde foram exportadas 70% de todas as Triumph naqueles dias: os Estados Unidos da América.  Acabei por encontrar uma Trident que parecia estar em muito bom estado e por sorte era uma das últimas T150 produzidas com caixa do lado direito. Enviei um mail ao meu amigo Dave Fahringer, do Illinois, e acordei no dia seguinte com uma mensagem: és o novo proprietário de uma Trident."

Peter Hatfield with 1974 Triumph Trident

"Após muitas semanas de expectativa, a Trident voltou finalmente à sua terra natal. A restauração inicial foi muito ligeira, apenas os escapes, para lhe devolver a aparência original. No entanto, trabalhava muito defeituosamente e os travões não travavam. Uns carburadores Amal Concentric novos resolveram o primeiro problema, mas o segundo exigia uma acção mais drástica. Não sendo muito fiel ao original, acabei por montar uns discos flutuantes de 12", com uma pinça de simples pistão moderna da Triumph, o que tornou a moto mais adequada à utilização e à realidade das estradas de hoje"

1974 Triumph Trident

"A parte eléctrica foi toda substituída, montei os comandos novos da Triumph, e até uma DRL para completar o trabalho. Bom, achava eu. Na verdade a corrente de distribuição não estava em condições e acabei por ter de trocar toda a distribuição e embraiagem."

1974 Triumph Trident Rewire

"Com os seus 58cv a Trident era mais rápida que a sua arqui-inimiga, a Honda CB 750, e mais agil. É mais do que competente no trânsito dos dias de hoje e pode, até, surpreender muitas  motos contemporâneas."

1974 Triumph Trident at Bristol Show