Skip to main content

A AVENTURA REDEFINIDA

Inspiração Hanna Johansson 8th jun 2022

 

"Qualquer moto pode ser uma moto de aventura se o condutor tiver suficiente coragem para isso." A rainha da condução de aventura modern classic, Hanna Johansson, fala-nos sobre a sua vida nas duas rodas e o que alimenta a sua demanda de aventura sem fim.

 

‘Any bike can be an adventure bike if you’re brave enough.’ 




Foi a minha mãe que me iniciou na condução de motos. Ela própria foi uma "motard" desde os 20 anos e comprou-me a minha primeira moto para treinar, quando eu tinha 17 anos. Fotografias da minha mãe numa moto em Bali do final dos anos 80 ficaram-me na memória desde criança e tenho a certeza que tiverem a ver com o facto de hoje eu conduzir moto e do meu pendor para a aventura. O meu pai e o meu irmão mais novo só tiveram a carta de moto uns anos mais tarde depois da minha mãe e de mim e mesmo que não o admitam – nós as duas fomos inspiração para eles.

Como condutora de aventura internacional, tivemos curiosidade em perguntar à Hanna acerca dos rituais de preparação em antecipação às grandes viagens de aventura e eis o que ela nos disse:

A preparação é quase tão entusiasmante como a viagem em si. A antecipação abarca tudo e a minha cabeça entra em agitação frenética! A primeira coisa que faço é pedir conselhos. Pela minha experiência nada é melhor do que uma boa recomendação. Contas de viagens do Instagram, blogs e revistas são também extremamente úteis para encontrar momentos únicos. Depois assinalo tudo no Google Maps, desde pontos panorâmicos a estradas, locais para comer, beber e dormir bem. A partir daí, tento encontrar percursos entre os vários pontos assinalados e estradas que puxem por mim e pela moto. Enquanto o planeamento dos percursos é importante, aconselho vivamente o planeamento para a espontaneidade. Algumas das minhas melhores experiências na estrada foram improvisações. Conduzir moto tem a ver com esta ligação íntima entre a estrada e a moto, estar totalmente imersa no percurso e no que se descobre a cada curva. 



)



As minhas sugestões prioritárias para preparar um grande viagem:

1. É a SUA própria aventura. Ouça o que os outros têm a dizer, mas o mais importante – tome as suas próprias decisões. 

2. Equipe-se para vários tipos de meteorologia. Nunca é agradável conduzir com os pés molhados ou as mãos frias.

3. É muito mais prático considerar o tempo de condução estimado do que a distância a percorrer. Quando conduzir em ruas através de cidades ou aldeias, poderá demorar sempre mais do que em estrada.

4. Planeie os tempos de descanso. Por vezes reservo 2 a 3 noites no mesmo local para dar ao meu corpo e espírito algum tempo para reganharem forças.

5. O primeiro passo para a aventura é o mais difícil. Faça-o, é TÃO compensador!

Perguntam-me sempre sobre o que está no topo da minha lista de aventuras e esta é uma das perguntas mais difíceis de responder! Tenho tantos sonhos. Para a minha próxima viagem vou dirigir-me à Suíça e depois disso vou viajar nas lhas Faroé e na Islândia. Estas viagens já estavam em carteira há muito, muito tempo e, portanto, é muito gratificante poder realizar este sonho. Depois quero ir à América do Sul. E conduzir na Ásia. Percorrer o Sul dos Estados Unidos. Quanto tempo temos para falar disto? 

 


)



Conforme a comunidade motociclística feminina cresce em todo o mundo, perguntámos à Hanna como é que ela apoia raparigas a perseguirem os respectivos sonhos e a abraçarem definitivamente o mundo das duas rodas.

Espero que pessoas do sexo feminino de qualquer idade, vejam que a condução de uma moto não é apenas sobre combustível e sujidade, mas também como sendo algo profundo e espiritual. Conduzir a minha moto dá-me controlo total e sentir-me sozinha no meu capacete é o melhor lugar que conheço. Ninguém me perturba lá; é o meu mundo e gosto muito dele. Essa sensação plena de inspiração e de força é algo que levo comigo quando não estou a conduzir. Acho que a condução ajudou-me a compreender-me melhor e tornou-me numa pessoa mais independente e feliz. Conduzir é liberdade e é para qualquer pessoa.

Se está a pensar iniciar-se no motociclismo, o melhor conselho que dou é inscrever-se numa escola de condução de motos onde se sinta confortável com os instructores. Aprenda a conduzir com segurança, numa moto que lhe diga algo – e não se apresse. Cada pessoa é diferente e os instructores têm muita experiência. Isto cria a base para o seu estilo de condução e, no limite, dá-lhe a confiança para tirar o máximo partido da sua condução. Se não tiver a certeza de que conduzir moto é para si, marque uma lição e tente. Se não gostar, foi uma hora do seu tempo e agora já sabe. Se gostar, dou-lhe as boas-vindas a uma vida completamente nova!

A pergunta que me fazem frequentemente nas redes sociais e por condutores de moto em todo o mundo é a seguinte - qual é sua moto preferida? É quase tão difícil de responder como "Qual o seu país favorito?", mas se tiver de escolher, a escolha recai sobre a Speed Twin ou a Scrambler 1200 XC. Garanto que nunca houve uma única viagem numa dessas duas motos que não terminasse com um grande sorriso de satisfação. Sinto-me tão confiante e livre ao conduzi-las. E o meu lema como proprietária de uma moto é o seguinte: se não der 5 voltas à moto quando a estaciono para a admirar, então não é a moto certa para mim. 

 


Step

MANTENHA-SEINFORMADO

Escreva aqui o seu email e iremos mantê-lo actualizado sobre as novas e relevantes motos Triumph directamente para a sua caixa de email.

Terms and conditions

We take our data responsibilities very seriously. Triumph has always and will continue to respect the data we hold about you.

Explorar referências dos artigos