Skip to main content

A CONFIRMAÇÃO DE UMA MOTO MÍTICA

Marca Triumph Motorcycles 10th jan 2024
  • O presente para o derradeiro motociclista - Nove ’motos Triumph de 64 compradas em 1965 por Elvis Presley para ele próprio e para o seu grupo denominado Memphis Mafia
  • Ajude-nos a encontrarmos as Triumph da Memphis Mafia - Estão estas motos históricas definitivamente perdidas?
  • Uma oportunidade única de ter uma Triumph ‘Elvis Presley’ exclusiva e a guitarra a condizer - A angariar fundos para a Fundação de Beneficência Elvis Presley

 

A Triumph Motorcycles descobriu o que se passa com um mito famoso do motociclismo – que, em 1965, Elvis Presley ofereceu uma prenda extraordinária a cada membro da sua Memphis Mafia.

Com a descoberta dos cheques bancários originais nos arquivos de Graceland, assinados pelo próprio Elvis, bem como memórias de Jerry Shilling, um grande amigo de Elvis, pôde ser confirmado que Elvis comprou nove motos Triumph como presentes, para que ele próprio e os seus amigos mais próximos, pudessem conduzir em grupo nos montes de Los Angeles.


A HISTÓRIA

Elvis Presley é uma lenda musical que perdura e um ícone cultural. O melhor artista a solo da história e uma estrela de cinema genuína, que participou em 31 filmes durante a sua carreira em Hollywood. Também era um apaixonado pelo motociclismo, conduzindo motos em vários filmes incluindo uma Triumph Bonneville 650 'Desert Sled' em vermelho e prateado no Western de comédia "Stay Away Joe" de 1968.

Mas o apego de Elvis às motos Triumph ocorreu vários anos antes, com esta história, que é tão rock and roll como ele próprio.

Em Junho de 1965, Elvis estava a rodar o musical ‘Frankie and Johnny’ nos Estúdios Samuel Goldwyn, em Hollywood. Fazendo um intervalo das filmagens, Elvis passou o tempo de descanso na sua casa em Bel Air, com os amigos mais próximos, conhecidos como ‘The Memphis Mafia’.

Jerry Schilling, amigo de Elvis e membro do famoso grupo ‘Memphis Mafia’, deu um sinal para compra de uma nova moto Triumph, a Bonneville T120 650, no concessionário Bill Robertson & Sons localizado no Santa Monica Boulevard. Quando trouxe a moto para casa, Elvis pediu-lhe para dar uma volta nas imediações de Bel Air. Jerry, claro está, anuiu e Elvis experimentou a moto. Ficou impressionado e quando regressou disse ao responsável logístico da sua equipa, Alan Fortis, para "encomendar uma para cada um dos amigos, mas... tinha de ser nesse dia à noite!”

Bill Robertson & Sons conseguiu entregar sete motos Triumph essa noite, um misto de TR6 650 e as de maior desempenho, T120 650 de carburador duplo. Conduziram em conjunto à volta de Bel Air, pela noite dentro, e só pararam quando os vizinhos chamaram a polícia para se queixarem. As restantes motos chegaram dois dias depois e os nove passaram a maior parte do tempo nos intervalos das filmagens, a passearam juntos pela Pacific Coast Highway aos Domingos.

Jerry Schilling, um grande amigo de Elvis relembra: “Elvis gostava de conduzir uma moto e eu sabia que, quando ele visse a minha nova Bonneville. quereria experimentá-la...e quando o fez, quis que todos os amigos tivessem uma para podermos passear juntos!”


Elvis

 

A TRIUMPH TR6 650 E A BONNEVILLE T120 DE 1964

As motos que Elvis comprou são provavelmente os modelos de 1964 da roadster de desempenho inovador da Triumph, a TR6 650 e a Bonneville T120 650, que fundamentalmente eram a mesma moto com um ou dois carburadores e diferentes afinações do motor. A Bonneville de 64 foi lançada num padrão de pintura sofisticado Gold e Alaskan White e a TR6 no diferenciador ‘Hifi Scarlet e Silver Sheen’ com filetados dourados, quadro e forqueta em preto.

Denominadas desse modo após os múltiplos recordes de velocidade da Triumph nas planícies salares de Bonneville, a Bonneville T120 é reconhecida em todo o mundo motociclístico como um ícone genuíno de concepção, responsável por afirmar a Triumph como marca número um dos anos 60 em desempenho, comportamento e estilo e a Bonnie de 1964 para o mercado Americano, com o guiador elevado é considerada um clássico.

AJUDA PARA ENCONTRAR AS TRIUMPH DA MEMPHIS MAFIA

As nove motos originais estão actualmente perdidas, sem qualquer registo formal de onde se encontram depois do Verão de 65. A Triumph está agora a lançar um apelo aos fãs de todo o mundo para ajudarem a descobrir ou a identificar o destino dessas motos.

Os investigadores da Triumph gostariam de ouvir o testemunho de quem possa ter uma pista do que aconteceu a essas motos, ou talvez a sua última localização conhecida.

Com o empenho conjunto das comunidades Triumph e Elvis a participarem nas buscas, espera-se que um destas motos históricas seja descoberta e faça história ao ser colocada em exibição, juntamente com outras motos Triumph históricas. 

Se tiver qualquer informação relacionada com o paradeiro de uma destas motos históricas, por favor contacte a Triumph através de [email protected].

 

UM EXEMPLAR ÚNICO DE UMA MOTO TRIUMPH ‘ELVIS PRESLEY’ PERSONALIZADA

E UMA GUITARRA LES PAUL DA GIBSON A CONDIZER

 

A descoberta deste relato preencheu uma lacuna nos livros de história e acrescentou um capítulo novo e nunca anteriormente contado à própria história da Triumph. Para comemorar esta nova história descoberta e partilhada entre duas marcas emblemáticas, a Triumph e Elvis Presley Enterprises encomendaram uma moto personalizada e exclusiva para angariar fundos para uma causa muito meritória.

Esta Bonneville personalizada, baseada num modelo T120 actual, apresenta um padrão de pintura concebido pelo artista premiado J Daar e é inspirado nas motos da Memphis Mafia de 1964 e pela Desert Sled de 1968 apresentada no filme Stay Away Joe, bem como a influência do visual icónico de Elvis no programa Comeback Special de 1968. O design inclui letras maiúsculas cheias com pontos luminosos representando o nome de Elvis, bem como silhuetas sobre fundo vermelho, que lembram a concepção do palco da sua actuação mais famosa, no Special Comeback de 68.

A moto foi apresentada pelo Director de Marketing da Triumph USA, Adam VanderVeen, no Barber Vintage Festival de 2023 em Birmingham, Alabama, onde foi exibida no stand dedicado à Triumph em conjunto com outras motos Triumph históricas. Nomeadamente uma Bonneville T120 original de 1964 no mesmo padrão de pintura dourado, tal como várias das motos compradas por Elvis as quais foram incluídas no VAHNA Motorcycle Show pela proprietária Laura Langham.

Discursando no evento, o artista de personalização de motos, J Daar afirmou: “Foi gratificante para mim levantar o véu desta fantástica moto. As motos de homenagem são sempre algo especiais, mas uma homenagem ao “Rei” é um dos projectos mais interessantes em que trabalhei. Esta moto é algo que o novo proprietário pode ficar incrivelmente orgulhoso em possuir na respectiva garagem. Não é somente uma concepção única que comemora uma história notável, mas também é uma forma fantástica de angariar fundos para uma causa tão meritória.”

Também em exibição no Barber Fest esteve a guitarra Les Paul com uma capa personalizada provisória para complementar a exclusiva Bonneville T120. A Les Paul, doada pela Gibson, também será pintada pelo artista J Daar e será leiloada juntamente com a moto. A escolha da guitarra foi inspirada por mais um acto de generosidade de Elvis; quando ensaiava para o Comeback Special de 68, Elvis tocou numa Les Paul que depois ofereceu como prenda ao seu chefe de cozinha. O design adopta o mesmo padrão icónico vermelho, prateado e dourado da moto, bem como o grafismo das letras Elvis que são apresentadas no depósito de combustível e nos painéis laterais e incorpora perfis do “Rei” em torno da estrutura inspirada no icónico visual do "Comeback Special de 68".

Beth Heidt, Directora Executiva de Marketing da Gibson comentou: “Tivemos a honra de trabalhar em parceria com a equipa Elvis na celebração do seu legado durante muitos anos. Quando ouvimos falar que os nossos amigos em Graceland e na Triumph estavam a trabalhar em conjunto numa moto personalizada para angariação de fundos e sensibilização para uma boa causa, quisemos juntarmo-nos para celebrarmos o espírito de generosidade de Elvis – e de forma semelhante ao que fizemos com a Legends Collection de 59 em apoio ao The Distinguished Gentlemen’s Ride de 2022, esta Gibson modelo Les Paul personalizada faz um par perfeito com o padrão de design espantoso da moto.”

 

Se tiver qualquer informação relacionada com o paradeiro de uma destas motos históricas, por favor contacte a Triumph através de

[email protected]
Elvis

 

“Estamos entusiasmados por fazermos uma parceria com uma marca emblemática como a Triumph para fazermos renascer esta Bonneville T120 personalizada especial enquanto apoia uma das obras de beneficência favoritas do Elvis, Goodwill Homes Community Services em Memphis,” afirma Dana Carpenter, Vice-presidente Executiva do Grupo Authentic Brands, proprietário da Elvis Presley Enterprises. “A generosidade acrescida dos nossos amigos na Gibson para contribuírem com uma guitarra Les Paul personalizada a condizer, reforça o legado de generosidade e de comunidade que Elvis defendeu.”

 

Esta moto Bonneville T120 e a guitarra Les Paul a condizer foram doadas à Fundação de Beneficência Elvis Presley para angariar fundos para uma das obras de beneficência, a Goodwill Homes, uma obra em Memphis que disponibiliza serviços de aconselhamento para crianças abusadas e respectivas famílias. 

Mais pormenores acerca do leilão estarão em breve disponíveis em Graceland.com

 

 

Explorar referências dos artigos