Skip to main content

Moto2™

A PARTIR DE 2019, OS MOTORES DA TRIUMPH EQUIPAM O FIM Moto2™ WORLD CHAMPIONSHIP

8 de junho de 2017

Triumph Chief Commercial Officer and Chief Product Officer with Dorna CEO at Moto2 Press release announcing Triumph as the official engine provider fro Moto2

A PARTIR DE 2019, OS MOTORES DA TRIUMPH EQUIPAM O FIM MOTO2TM WORLD CHAMPIONSHIP

8 de junho de 2017

Hoje, a Triumph Motorcycles, foi anunciada como o fornecedor exclusivo de motores do FIM Moto2™ World Championship a partir da temporada de 2019.
A Triumph assinou um contrato de três anos com a Dorna - detentora dos direitos comerciais do MotoGPTM para ser o fornecedor exclusivo de motores Triple da Triumph de 765 cc, afinados para competição, tendo por base o bloco propulsor da actualizadíssima Street Triple 2017 da Triumph.

O novo motor é um desenvolvimento significativo do bloco propulsor da campeã Daytona 675R, que equipou as motos vencedoras da categoria Supersports do Tourist Trophy da Ilha de Man, do Daytona 200 e do British Supersports Championships em 2014 e 2015.

Com base no bloco propulsor de 765 cc de características técnicas mais elevadas da Street Triple RS, foi desenvolvido para o Moto2TM, com as seguintes modificações:

  • Cabeça do motor com colectores de admissão e escape modificados para um fluxo gasoso optimizado
  • Válvulas em titânio e molas das válvulas mais rígidas, para regimes de rotação mais elevados do motor
  • Kit de competição do alternador, com tensão de saída baixa, para inércia reduzida
  • Relação de transmissão da 1ª velocidade mais longa
  • Embraiagem deslizante desenvolvida para competição que terá possibilidade de afinação
  • UCM específica para competição, que será desenvolvida em parceria com a Magneti Marelli
  • Coberturas do motor reformuladas, para reduzir a largura
  • Cárter modificado para permitir uma melhor inserção dos colectores

O motor
Baseado no novo bloco propulsor Street Triple 2017, o motor tricilíndrico Triumph Moto2™ de 765 cc foi desenvolvido e afinado para obter um incremento significativo tanto na potência como no binário.

Na configuração "road", o novo motor de 765 cc gera o mais elevado nível de desempenho alguma vez obtido por uma Street Triple, debitando uma potência de 123 PS às 11.700 rpm e 77 Nm de binário às 10.800 rpm.

Em comparação com a geração anterior do motor, são mais 80 peças novas, incluindo cilindros com maior diâmetro interno/curso mais longo. Os mais recentes componentes do motor incluem:

  • Nova cambota
  • Novos pistões
  • Novas bielas e veio de excêntricos
  • Camisas dos cilindros em alumínio com revestimento Nikasil
  • Caixa de velocidades reformulada

O motor Triumph 765 cc Moto2 específico para competição foi desenvolvido ainda mais para permitir uma admissão de ar mais facilitada e regimes de rotação mais elevados do motor em comparação com a moto de produção convencional, aumentando assim o desempenho geral. Outras mudanças foram feitas especificamente para adaptar o motor à competição.  

Para ver um vídeo simulando o motor Triumph Moto2 clique aqui: https://youtu.be/bDT8y0WEfxo

Paul Stroud, Chief Commercial Officer da Triumph Motorcycles, afirmou: "Este é um momento de grande significado para a Triumph, que escreve um novo e importante capítulo na nossa história de 110 anos na competição e que se baseia nos nossos motores tricilíndricos, campeões no TT e no Supersports. Esperamos ter um relacionamento duradouro e emocionante com a Dorna e com as equipas, pilotos e fãs do Moto2TM."  

Carmelo Ezpeleta, Chief Executive Officer da Dorna, acrescentou: "Estamos entusiasmados por podermos trabalhar com uma das marcas de motos mais icónicas do mundo. Os motores tricilíndricos da Triumph são famosos pela entrega forte e linear de potência e binário e já foram bem-sucedidos muitas vezes nas pistas, o que faz deles a opção ideal para o Moto2TM Championship. Aguardamos ansiosamente pela temporada de 2019 e o início de uma nova geração no Moto2TM, em parceria com a Triumph." 

Herve Poncharal, Presidente da IRTA, afirmou: "O Moto2™ é uma categoria fundamental que alimenta de talentos o MotoGP™. Temos visto muitos pilotos de primeira linha no MotoGP vindos da categoria intermédia. A chegada da Triumph à categoria intermédia como fornecedor exclusivo de motores e as novas UCMs, marcam uma nova era que certamente provará ser outro passo fantástico na evolução deste campeonato, o que faz com que continue a ser a categoria determinante no caminho para o MotoGP. 

Trevor Morris, Diretor Técnico da Externpro, que será responsável pela preparação final dos motores para a época de competições, comentou: "É muito emocionante trabalhar em conjunto com a icónica empresa Triumph Motorcycle Company, que irá fornecer os motores para o Moto2TM World Championship. Sou fã do motor tricilíndrico há muito tempo. As suas características singulares e o respectivo desempenho garantem e aumentam o sucesso futuro do campeonato." 

Julian Simon, campeão mundial de 2009 na categoria 125 cc, vice-campeão do Moto2 e experiente piloto de ensaios do Moto2TM, que esteve envolvido nos ensaios de desenvolvimento do motor em Aragão, afirmou: "O motor transmite a sensação de força e nos regimes de rotação intermédios é especialmente impressionante. A sensação entre o acelerador e a resposta da roda traseira é muito directa e controlável. A sensação geral é muito boa e o motor já mostra que tem um grande potencial."

 

 

 

MANTENHA-SE INFORMADO

Receba as novidades sobre as actividades da Triumph Motorcycles – incluindo notícias do Moto2™. Siga os nossos canais nas redes sociais.