Skip to main content

Moto2™

ENTREGA DO MOTOR TRIUMPH Moto2™

21 de Setembro 2018

Triumph's Chief Product Officer handing over the Triumph Moto2 engines to Dorna. Moto2 engines layed out on the grid, as they will be when the season begins on the 10th March in Qatar

Movistar Aragón Grand Prix 2018

21 de Setembro 2018

Celebrando a entrega oficial pela Triumph dos motores de competição tricilíndricos de 765 cc para o Moto2TM , em antecipação ao FIM Moto2TM World Championship 2019. 

Actividades da apresentação 

  • Carmelo Ezpeleta (Dorna, CEO) e Steve Sargent (Chief Product Officer, Triumph) marcam a entrega oficial do conjunto completo de motores de competição para a temporada de 2019 do Moto2TM.
  • O evento de apresentação caracterizou-se pela entrega de 32 motores nas respectivas paletes de entrega de fábrica, dispostos nas posições da grelha de partida na pista do circuito MotorLand de Aragão. 

Entrega do motor definitivo para as temporadas de 2019 e seguintes do Moto2TM

  • A fase de desenvolvimento do motor Triumph Moto2TM  de 765 cc está agora plenamente concluída, depois de quase 2 anos de desenvolvimento e ensaios rigorosos
  • As metas de desempenho foram plenamente atingidas e o motor está pronto para a competição
  • A UCM da Magneti Marelli, o fabricante da ciclística do Moto2TM e os ensaios da equipa de competição estão agora na etapa final.   

Entrega oficial do motor Triumph Moto2TM de 765 cc
A entrega oficial do motor pela Triumph marca o fim do desenvolvimento integral e o início de uma nova era de motos equipadas com o motor Triumph Moto2 de 765 cc, que entrarão em cena nas pistas, pela primeira vez, nos ensaios das equipas de Moto2 em Jerez de la Frontera, de 23 a 25 de Novembro.

No seguimento de quase 2 anos de um processo intensivo de desenvolvimento e de ensaios, o projecto foi entregue por uma equipe exclusiva formada pela Triumph, Dorna, Externpro, Magneti Marelli e com contribuições de especialistas, ex-concorrentes do Moto2 e do British SuperSports.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, comenta:
"Estamos muito orgulhosos por darmos as boas-vindas à Triumph ao MotoGP World Championship. Para nós é um prazer imenso correr com um nome icónico como este no papel de fornecedor do motor para o Moto2, escrevendo um importante capítulo na história de cada um de nós. Estamos ansiosos por ver a estreia da Triumph nas pistas e por trazer esta nova era às competições ."

Steve Sargent, Chief Product Officer da Triumph, afirmou:
"Estamos extremamente satisfeitos com o resultado bem como com a paixão e dedicação de todas as partes envolvidas. Estamos imensamente gratos a Carmelo Ezpeleta e a toda a equipa da Dorna e também, obviamente, às equipas e pilotos, pela oportunidade dada à Triumph para regressar à competição de elite. O entusiasmo e a resposta positiva que já recebemos dos nossos clientes, da multidão de fãs da Triumph em todo o mundo e no paddock do Moto2, já nos mostraram o quão poderosa será essa parceria para a Triumph.


Para mim, este é apenas o começo. Continuaremos a apoiar o programa de motores e introduziremos o essencial do que foi aprendido no nosso desenvolvimento de motos, especialmente nos nossos modelos que são líderes na categoria, a Street e a Speed Triple."


PARCEIRA DOS MOTORES TRIUMPH MOTO2TM 2019 DE 765 cc  
No âmbito de um contrato de três anos com a Dorna - detentora dos direitos comerciais do MotoGPTM –  a Triumph será o fornecedor exclusivo de motores Triumph Triple de 765 cc, afinados para competição, tendo por base o bloco propulsor da Street Triple 2017 da Triumph, que é líder na categoria.

O novo motor é um desenvolvimento significativo do bloco propulsor da campeã Daytona 675R, que equipou as motos vencedoras da categoria Supersports do Tourist Trophy da Ilha de Man, do Daytona 200 e do British Supersports Championships em 2014 e 2015.

Com base no bloco propulsor de 765 cc com as características técnicas mais elevadas da Street Triple RS, foi desenvolvido e afinado para obter um incremento significativo da potência e do binário para o Moto2TM, com as seguintes modificações:

 

  • Cabeça do motor com colectores de admissão e escape modificados para um fluxo gasoso optimizado
  • Válvulas em titânio e molas das válvulas mais rígidas, para regimes de rotação mais elevados do motor
  • Kit de competição do alternador, com tensão de saída baixa, para inércia reduzida
  • Relação de transmissão da 1ª velocidade mais longa
  • Embraiagem deslizante desenvolvida para competição que terá possibilidade de afinação
  • UCM específica para competição, que será desenvolvida em parceria com a Magneti Marelli
  • Coberturas do motor reformuladas, para reduzir a largura

Cárter modificado para permitir uma melhorar inserção dos colectores.

Na configuração "road", o novo motor de 765 cc da Street Triple RS, que é líder na categoria, gera o mais elevado nível de desempenho alguma vez obtido por uma Street Triple, debitando uma potência de 123 PS às 11.700 rpm e 77 Nm de binário às 10.800 rpm.

Em comparação com a geração anterior do motor da Street Triple, são mais 80 peças novas, incluindo cilindros com maior diâmetro interno/curso mais longo. 
Os mais recentes componentes do motor incluem:

 

  • Nova cambota
  • Novos pistões
  • Novas bielas e veio de excêntricos
  • Camisas dos cilindros em alumínio com revestimento Nikasil
  • Caixa de velocidades reformulada.

O motor Triumph Moto2TM de 765 cc, específico para competição, foi reformulado ainda mais para permitir uma admissão de ar mais facilitada e regimes de rotação mais elevados do motor, em comparação com a moto de produção convencional, aumentando assim o desempenho geral. Outras mudanças foram feitas especificamente para adaptar o motor à competição. 

 

 

 

MANTENHA-SE INFORMADO

Receba as novidades sobre as actividades da Triumph Motorcycles – incluindo notícias do Moto2™. Siga os nossos canais nas redes sociais.