Moto2™
Notícias sobre o desenvolvimento do motor
8 de Setembro de 2017

8 de Setembro de 2017
Uma importante etapa no programa de desenvolvimento do motor de competição da Triumph para a temporada de 2019 do Moto2TM teve início na semana passada, com o segundo ensaio de pista, na Ciudad del Motor de Aragão. Dando sequência a um programa alargado de ensaios de fábrica, Julian Simon, campeão mundial de 2009 na categoria de 125 cc, vice-campeão do Moto2TM e experiente piloto de ensaios do Moto2TM, colocou à prova o protótipo de desenvolvimento do motor da Triumph.
Estando a meio curso do programa de desenvolvimento do motor, este ensaio bem-sucedido nas pistas, forneceu dados essenciais para o programa de avaliação do desempenho e durabilidade. O feedback inicial proporcionado pelo ensaio, demonstra que o programa de desenvolvimento está a progredir positivamente e que estamos a cumprir o cronograma do projecto, até a entrega do primeiro lote de motores de competição do Moto2TM, em Junho de 2018.
Em termos de potência, binário e durabilidade, estamos melhor do que esperávamos e, durante os ensaios na pista, obtivemos excelentes resultados. A moto conseguiu tempos por volta consistentes e competitivos.
Steve Sargent, Chief Product Officer da Triumph Motorcycles, afirmou: "Estamos bem posicionados nesta etapa do programa de desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo apresentado pelo Julian com o motor mais recente e o seu feedback tem sido muito positivo. Temos a certeza de que forneceremos um motor com o qual as equipas vão gostar de correr e com um visual e uma sonoridade que irá empolgar os fãs ."
Julian Simon, campeão mundial de 2009 na categoria 125cc, vice-campeão do Moto2TM e experiente piloto de ensaios do Moto2TM afirmou: "Estou muito satisfeito por estar aqui em Aragão a ensaiar o desenvolvimento dos motores para o Moto2 2019 com a Triumph. Vejo que houve um grande melhoramento do motor mais recente, que proporciona uma sensação excelente. Há muita potência, as passagens de caixa são fantásticas e a sonoridade do motor é também fantástica. Para mim é um perfeito divertimento."
Esta actualização relativa aos ensaios, foi subsequente ao anúncio da Triumph Motorcycles como o fornecedor exclusivo de motores do FIM Moto2™ World Championship a partir da temporada de 2019.
No âmbito de um contrato de três anos com a Dorna - detentora dos direitos comerciais do MotoGPTM – a Triumph será o fornecedor exclusivo de motores Triple da Triumph de 765 cc, afinados para competição, tendo por base o bloco propulsor da actualizadíssima Street Triple 2017 da Triumph.
O novo motor é um desenvolvimento significativo do bloco propulsor da campeã Daytona 675R, que equipou as motos vencedoras da categoria Supersports do Tourist Trophy da Ilha de Man, do Daytona 200 e do British Supersports Championships em 2014 e 2015.
Com base no bloco propulsor de 765 cc de características técnicas mais elevadas da Street Triple RS, foi desenvolvido para o Moto2TM, com as seguintes modificações:
- Cabeça do motor com colectores de admissão e escape modificados para um fluxo gasoso optimizado
- Válvulas em titânio e molas das válvulas mais rígidas, para regimes de rotação mais elevados do motor
- Kit de competição do alternador, com tensão de saída baixa, para inércia reduzida
- Relação de transmissão da 1ª velocidade mais longa
- Embraiagem deslizante desenvolvida para competição que terá possibilidade de afinação
- UCM específica para competição, que será desenvolvida em parceria com a Magneti Marelli
- Coberturas do motor reformuladas, para reduzir a largura
- Cárter modificado para permitir uma melhor inserção dos colectores
O motor
Baseado no novo bloco propulsor Street Triple 2017, o motor tricilíndrico Triumph Moto2™ de 765 cc foi desenvolvido e afinado para obter um incremento significativo tanto na potência como no binário.
Na configuração "road", o novo motor de 765 cc gera o mais elevado nível de desempenho alguma vez obtido por uma Street Triple, debitando uma potência de 123 PS às 11.700 rpm e 77 Nm de binário às 10.800 rpm.
Em comparação com a geração anterior do motor, são mais 80 peças novas, incluindo cilindros com maior diâmetro interno/curso mais longo. Os mais recentes componentes do motor incluem:
- Nova cambota
- Novos pistões
- Novas bielas e veio de excêntricos
- Camisas dos cilindros em alumínio com revestimento Nikasil
- Caixa de velocidades reformulada
O motor Triumph Moto2TM de 765 cc, específico para competição, foi reformulado ainda mais para permitir uma admissão de ar mais facilitada e regimes de rotação mais elevados do motor, em comparação com a moto de produção convencional, aumentando assim o desempenho geral. Outras mudanças foram feitas especificamente para adaptar o motor à competição.
MANTENHA-SE INFORMADO
Receba as novidades sobre as actividades da Triumph Motorcycles – incluindo notícias do Moto2™. Siga os nossos canais nas redes sociais.