Oito razões para conduzir a nova e épica Tiger 1200


A nova gama Tiger 1200 apresenta, simplesmente, as motos mais avançadas que a Triumph alguma vez produziu. Cada uma é equipada com inovadora tecnologia focada no condutor, ergonomia de condução melhorada e um motor reformulado que proporciona potência mais imediata e uma sonoridade emocionante, com um binário electrizante típico de um genuíno motor tricilíndrico Triumph.

Tal como na gama anterior Tiger Explorer, as novas Tiger 1200 estão disponíveis em duas versões: os modelos XR, criados para a excelência na estrada e os modelos XC, que proporcionam uma condução all-road com tudo o que precisa para levar a sua condução off-road ao limite absoluto.

Com agilidade típica nas manobras, posição de condução dominadora, perfil intencional e a tecnicidade dos equipamentos topo de gama, todas as Tiger proporcionam o mais elevado padrão de estilo, conforto e controlo.

Mas como é, afinal, a sua condução?

Eis aqui oito motivos para experimentar a nova Tiger…




1. Maior leveza

Os engenheiros da Triumph obtiveram reduções de peso notáveis em toda a nova gama Tiger 1200, alcançando um total de 11 kg. Essa redução de peso foi obtida de forma abrangente no motor da Tiger 1200, na ciclística e no sistema de escape, para proporcionar aos condutores maior capacidade de manobra e melhor comportamento off-road, quando as condições são adversas.

2. Motor de nova geração, para mais potência e sensação de resposta

O novo motor tricilíndrico de 1215 cc continua a ser, no segmento, o motor mais potente com veio de transmissão. Foi totalmente reformulado, o que significa que sentirá uma resposta electrizante e imediata a baixa rotação, com impressionante entrega de potência nas passagens de caixa ascendentes, suave e confiável, atingindo a potência máxima de 141 PS às 9.350 rpm.  Isso deve-se ao desenvolvimento de componentes do motor mais eficientes (por ex. do volante do motor de menor dimensão, cambota mais leve, tampa do veio de excêntricos em magnésio), que permitem maior rotação do motor, gerando assim entrega de potência instantânea. Além disso, os melhoramentos no novo silenciador significam um sistema mais leve, que melhora ainda mais a electrizante sonoridade do motor tricilíndrico da Tiger.



3. Iluminação em curvas adaptativa

Disponível de fábrica nos modelos de características superiores XC e XR 1200, a iluminação em curvas adaptativa é um sistema activo de condução que acende automaticamente um conjunto de luzes LED plenas de estilo, criando visibilidade máxima quando curva.  O grau de inclinação é calculado pela potente Unidade de Medição de Inércia da Tiger, que acende sequencialmente as luzes LED adicionais; portanto, quanto maior for o ângulo de curvatura, maior é a visibilidade na curva. O sistema de iluminação adaptativa da Tiger tem uma fase de aplicação de luz difusa suave, que evita o encandeamento do tráfego que circula em sentido contrário. O mais importante é que o sistema da Tiger projecta a iluminação directamente em toda a curva, em vez de o fazer apenas na faixa da estrada mais próxima da moto.

4. Painel de instrumentos TFT a cores

Os modelos Tiger 1200 de características médias e superiores são equipados com o novíssimo painel de instrumentos a cores de 5 polegadas, que proporciona ao condutor o acesso ideal a todos os sistemas de controlo da moto. Esse visor avançado facilita a visualização de um conjunto de informações essenciais em cores vivas, sob quaisquer condições de iluminação. Comutadores iluminados de design ergonómico e um joystick de 5 posições permitem-lhe alternar rapidamente os ecrãs, dados de utilização e seleccionar modos de condução através de controlo táctil intuitivo, até mesmo enquanto conduz.




 5 & 6

"Off-Road Pro" riding mode

The new Tiger 1200 sees the introduction of a brand new riding mode for the XC range; Off-Road Pro.  This is an advanced off-road setting that gives the rider maximum control over their ride precisely when they need it.  Essentially, Off-Road Pro switches off ABS and traction control, and (where appropriate) sets the semi-active suspension set-up to 'Off-Road' so you can really push your motorcycling to the limit.

Triumph Shift Assist 

Triumph has developed an exclusive system called Triumph Shift Assist that allows the Tiger 1200 rider to make smooth up and down gear changes without the use of the clutch, and even when maintaining accelerator position.  Featured as standard on the top specification Tiger 1200s and available as optional equipment on the mid spec bikes, the Triumph Shift assist system significantly reduces rider fatigue especially over long distances and demanding terrains. 



7. Ergonomia melhorada para aumentar o conforto do condutor

Para a nova Tiger, a Triumph melhorou o guiador e a geometria de condução, proporcionando uma posição de condução mais dominadora. Desenvolveu uma estrutura e composição do assento que oferecem maior conforto em qualquer posição, sentado na estrada ou de pé no off-road.  A nova Tiger 1200 é a prova de que “mais potência” não significa “menor conforto” ou “redução da capacidade de manobra”.


8. Personalização para ir ao encontro das suas necessidades de condução

Mais de 50 acessórios disponíveis para complementar ou adaptar a Tiger às necessidades que tem de conforto, capacidades e de viagem.  O Expedition Pack, por exemplo, prepara a sua moto para viagens de longa distância com carga total. Inclui malas elegantes, uma caixa superior (com kit de montagem), almofada para encosto do passageiro e protector do depósito.

Desde que as primeiras Triumph Tiger conquistaram três medalhas de ouro no Six Days Trial (Enduro Internacional de Seis Dias) de 1936, o nosso compromisso de manter a liderança está presente em cada Tiger.





nasce uma nova geração de Tigers

A sua condução Adventure está pronta para ser ainda mais épica.